Início

Sandália de dois mil anos é encontrada presa na lama na Alemanha

Pesquisadores acreditam que pode se tratar do calçado mais antigo já descoberto no país

Arqueólogos encontraram uma sandália de dois mil anos no distrito de Diepholz, na região da Baixa Saxônia, na Alemanha. Os pesquisadores acreditam que pode se tratar do calçado mais antigo já encontrado no país. A descoberta foi feita durante escavações em uma antiga estrada que data da Idade do Bronze

Sandália perdida há dois milênios

Segundo a Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos, o calçado tem bico fechado e tira de couro. Tudo indica que a sandália tenha sido perdida há dois milênios quando a pessoa que a usava pisou na lama. O solo ácido onde ela ficou presa ajudou a preservar a peça.

Sandália de dois mil anos é encontrada presa na lama na Alemanha - 1

No local, os pesquisadores também encontraram tábuas de madeira que cobriam a estrada da Idade do Bronze. Segundo os arqueólogos, essas tábuas foram colocadas lá justamente para evitar que as pessoas pisassem na lama. É raro encontrar exemplares desse tipo de pavimento, pois esses antigos caminhos acabaram dando lugar a estradas modernas.

Apesar disso, algumas passagens do tipo ainda são encontradas. Há alguns meses, operários que faziam um trabalho subterrâneo na cidade de Dortmund se depararam com uma estrada de madeira com aproximadamente mil anos de idade. Segundo os pesquisadores, o caminho seguia o contorno das antigas muralhas da cidade.

VER MAIS


Fonte: ABC News

Imagens: Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos/Reprodução