Início

Santuário do Império Romano “relativamente intacto” é encontrado na Holanda

Templos eram utilizados por soldados para fazer oferendas aos deuses há dois mil anos
Por History Channel Brasil em 20 de Junho de 2022 às 19:26 HS
Santuário do Império Romano “relativamente intacto” é encontrado na Holanda-0

Arqueólogos encontraram as ruínas de um raro santuário do Império Romano em Herwen-Hemeling, na Holanda. Os pesquisadores acreditam que a edificação, que foi classificada como “relativamente intacta”, tenha sido usada há cerca de dois mil anos. Os restos de estátuas de divindades, relevos e gesso pintado foram descobertos no local, que abrigava vários templos.

Soldados romanos

Os resquícios de pelo menos dois templos, utilizados entre os séculos I e IV d.C., foram encontrados no topo de uma pequena colina. Um deles tinha estilo galo-romano (cultura romanizada da Gália) enquanto outro, menor, ficava a poucos metros de distância. Ambos apresentavam paredes com pinturas coloridas.

Os pesquisadores acreditam que o santuário era utilizado por soldados romanos. De acordo com o Ministério da Cultura da Holanda, é a primeira vez que um complexo desse tipo é encontrado no país. No local, foram encontrados restos de várias dezenas de pedras votivas (pequenos altares), que oficiais de alta patente usavam para fazer pedidos e agradecer aos deuses. Algumas delas são dedicadas a Hércules Magusanus, Júpiter-Serapis e Mercúrio.

O complexo abrigava ainda um grande poço de pedra que provavelmente tinha uma função especial, pois incluía uma escada de pedra que descia até a água. Além disso, foram encontrados vestígios de grandes fogueiras de sacrifício ao redor dos templos.  Muitos fragmentos de arreios de cavalos, armaduras e pontas de lanças e lanças também foram identificados no local.

Fontes
Ministério da Cultura da Holanda
Imagens
RAAP/Divulgação