Inicio

Seis dicas de como sobreviver a situações extremas

Por History Channel Brasil em 24 de Junho de 2015 às 19:08 HS
Seis dicas de como sobreviver a situações extremas-0

Como já dizia o agente 007, James Bond, acostumado a lidar com situações extremas: “Você só vive duas vezes: uma quando você nasce e outra quando você olha a morte de frente.” Ainda não se sabe exatamente as razões pelas quais algumas pessoas se saem melhor do que outras em ocasiões onde só há uma alternativa: lutar pela vida. Experiências impressionantes de quem sobreviveu à falta de comida, à solidão e que soube controlar a mente fazem parte de um guia montado com os seis passos fundamentais para permanecer vivo em uma situação extrema. Imagine-se perdido numa floresta munido somente de uma mochila pequena. O que você faria? Veja as dicas abaixo:

1 – Tudo pela sobrevivência
Para sobreviver, às vezes, é necessário ir contra tudo o que você acredita ou nunca faria em sua vida. Por exemplo: você mataria um conhecido para não morrer de fome? Nestas situações, você poderá ser o seu pior inimigo.

2 – Lutar contra a fome
Dependendo da situação, conseguir alimentos pode ser algo extremamente difícil. O que fazer sozinho num deserto? Esteja preparado para engolir plantas, pedras e degustar suas roupas, sapatos ou o que ver pela frente.

3 – Apreciar coisas simples
Quando perdemos tudo o que nos parecia banal, as coisas mais simples ganham um valor exagerado. Pode ser uma sombra, um pequeno peixe ou até o momento de ficar sozinho para refletir como damos importância a coisas fúteis.

4 – Força da fé
Na hora do desespero, a fé pode ajudar. Pedir uma ajuda aos céus não fará mal algum quando tudo o que podia dar errado já aconteceu.

5 – Enfrentar solidão e delírios
A solidão durante vários dias, em meio ao isolamento e à incerteza do que vai acontecer, pode levar muitos ao delírio e ao suicídio. Sem poder conversar com ninguém, é hora de saber controlar a mente, mesmo quando tudo parece não ter solução.

6 – Tirar um pouco o foco da situação
Sem nada o que fazer durante o dia todo, a não ser esperar pela ajuda de alguém, adotar algumas rotinas pode ser uma forma de distração. Um sobrevivente de um naufrágio contou que criou a figura imaginária de um capitão, que ficava lhe dando ordens o dia inteiro. Foi uma forma momentânea de tirar um pouco o problema da cabeça para não enlouquecer.

 

E você, já se imaginou tendo de enfrentar a natureza implacável em completo isolamento? Confira abaixo com exclusividade os 5 primeiros minutos de SOZINHOS, a nova série do HISTORY que estreia esta quinta, às 22h:

Fonte: Superinteressante
Imagem: Shutterstock