Início

A surpreendente história de Yasuke, o primeiro samurai africano

Uma das mais surpreendentes histórias do Japão feudal tem como protagonista um guerreiro africano. Chamado Yasuke, ele foi o primeiro estrangeiro a alcançar o status de samurai. Não existem dados nem registros sobre a data ou o local de nascimento dele, que chegou ao país oriental por meio de um jesuíta chamado Alessandro Valignano, em 1579.

A chegada de Yasuke a Quioto, a capital japonesa na época, gerou uma grande comoção popular. Ele alcançou o posto de samurai no reinado de Oda Nobunaga, de quem se tornou amigo próximo. Ambos tinham em comum uma admiração pelas artes marciais e tradições culturais do Japão, como a dança Utenzi e o teatro Noh. 

A surpreendente história de Yasuke, o primeiro samurai africano - 1

Yasuke lutou em importantes batalhas junto a seu amigo Oda Nobunaga. Eles se mantiveram unidos até que Akechi Mitsuhide se rebelou contra Nobunaga e colocou fogo em seu palácio. Antes de tirar a própria vida em um ritual suicida chamado Seppuku, ele pediu a Yasuke que o decapitasse e levasse sua cabeça e espada a seu filho.

A surpreendente história de Yasuke, o primeiro samurai africano - 2

Após esse fatídico episódio, a lenda de Yasuke chega a seu fim, em 1582. A queda de Nobunaga teve como resultado o exílio do primeiro samurai negro, de quem não se soube mais nada. Quinhentos anos mais tarde, sua história incomum continua causando espanto e admiração. 

A surpreendente história de Yasuke, o primeiro samurai africano - 3


Fonte: BBC 

Imagens: Shutterstock.com