Início

Tesouro do início do cristianismo é encontrado no fundo do mar em Israel

Entre os achados está um anel de ouro com a figura do Bom Pastor, que representa Jesus
Por History Channel Brasil em 22 de Dezembro de 2021 às 12:27 HS
Tesouro do início do cristianismo é encontrado no fundo do mar em Israel-0

Pesquisadores encontraram um verdadeiro tesouro arqueológico no fundo do mar, em Israel. Os artefatos foram localizados junto aos restos de dois navios que naufragaram na costa de Cesareia. Entre os itens, está um anel de ouro que remete ao início do cristianismo.

Bom Pastor

De acordo com os arqueólogos, os dois naufrágios aconteceram com mil anos de diferença um do outro. O primeiro navio afundou por volta do século III, enquanto o segundo foi à pique no século XIII, aproximadamente. Os pesquisadores encontraram vários pedaços das embarcações, incluindo uma âncora de metal quebrada, pregos de bronze, parte de um casco e alguns canos.

Anel de ouro com a figura do Bom Pastor

O navio mais novo carregava um tesouro de cerca de 560 moedas do período mameluco. Moedas, tanto de bronze quanto de prata, também foram encontradas associadas a embarcação mais antiga, além de itens pessoais provavelmente pertencentes a seus passageiros, como uma estatueta de águia (símbolo do domínio romano), outra estatueta em forma de dançarina usando uma máscara e vasos de cerâmica. Mas o artefato mais impressionante é o anel de ouro que traz um símbolo cristão.

Espesso e em forma de octógono, o anel apresenta uma pedra decorada com a figura de um jovem pastor envolto em uma túnica. A imagem representa o Bom Pastor, forma como os primeiros seguidores se referiam a Jesus. A cidade de Cesareia abrigou uma importante comunidade cristã primitiva e é mencionada várias vezes no Novo Testamento.

Fontes
The Jerusalem Post
Imagens
Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel e Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel