Inicio

Tragédia do Circo Vostok: caso de garotinho atacado por leão chocou o Brasil

Menino de 6 anos foi morto após ser puxado para dentro da jaula dos leões em um circo
Por History Channel Brasil em 08 de Agosto de 2022 às 14:24 HS
Tragédia do Circo Vostok: caso de garotinho atacado por leão chocou o Brasil-0

Um caso chocante foi responsável por mudar a legislação brasileira: a morte de um menino de 6 anos atacado por leões em um circo em Pernambuco em abril do ano 2000 fez com que animais fossem proibidos em circos de todo o país. A história até hoje causa espanto. 

Como aconteceu o ataque do leão

A vítima foi o garotinho José Miguel dos Santos Fonseca Jr, que tinha apenas 6 anos na época. O menino estava visitando o Circo Vostok junto com familiares, em um dia de diversão na cidade de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco.

No dia ocorria uma apresentação de animais, entre eles, alguns leões faziam um número junto com os adestradores. Durante o intervalo dos shows, o menino José, junto com seu pai e irmãos, saíram do picadeiro para fazer fotos com cavalos que estavam em um cercado próximo. 

O apresentador do espetáculo autorizou que a família e outros visitantes fizessem a foto e indicou o caminho que deveriam percorrer para chegar ao local. No trajeto havia um caminho ao lado da jaula dos leões. Eles conseguiram passar, fizeram a foto, mas na hora de retornar ao picadeiro foi quando a tragédia aconteceu. 

 

leão

Na jaula havia cinco leões. Quando o menino passava ao lado, um dos animais puxou José, que estava de mãos dadas com o pai. "O leão colocou as duas patas para fora da jaula, puxou o menino para dentro, abocanhou a cabeça e balançou o garoto. Aí, os outros leões o atacaram", disse o músico Severino Ferreira da Silva em entrevista à Folha de S. Paulo na ocasião.

A criança acabou arrastada pelos felinos por mais de 30 metros. "Minha menina viu o irmãozinho ser arrastado", afirmou o pai, falando sobre uma de suas filhas que assistiu à tragédia em tempo real.

Segundo reportagens da época, a força do leão era tanta que o ataque chegou a envergar as grades da jaula.

Quando a polícia chegou ao local do acidente, atirou e matou alguns dos leões e isolou outros. Porém, o isolamento foi mau feito e algum tempo depois os leões escaparam e atacaram novamente o corpo do menino, que já estava dilacerado. Depois disso, atiraram também nos outros animais, matando todos os cinco leões.

Comoção e mudança na legislação

O caso repercutiu muito em todo o país. O julgamento condenou a empresa responsável pelo circo a pagar R$ 1 milhão em indenização para os pais do menino, além de indenização por danos materiais. O fato fez com que Pernambuco fosse o primeiro estado a proibir a presença de animais nos espetáculos circenses, medida depois adotada em todo o país.

Imagens
iStock