Início

Tsunami atingiu o litoral brasileiro em 1755

Estudo indica que o fenômeno foi causado pelo forte terremoto que sacudiu Portugal naquele ano
Por History Channel Brasil em 18 de Outubro de 2021 às 13:17
Tsunami atingiu o litoral brasileiro em 1755-0

Quando o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção há algumas semanas, especulou-se que ele poderia causar um tsunami no Brasil. Felizmente, essa possibilidade remota não se concretizou. O que pouca gente sabe é que em 1755, ondas gigantes atingiram o litoral do nosso país após um terremoto em Portugal.

Tsunami no Brasil

Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) publicado em 2020, o forte terremoto que atingiu Portugal no século XVIII teve consequências no Brasil. Com magnitude de 8,7 graus na escala Richter, foi o maior abalo sísmico já registrado na Europa. Ele destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e de Marrocos, além de ter causado um enorme tsunami que atingiu a Irlanda e o Caribe. 

O estudo foi liderado pelo professor Francisco Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes). De acordo com a pesquisa, a onda gigante que se formou com o terremoto em Lisboa atravessou o Atlântico e também causou estragos na costa brasileira. O trabalho se baseou em um levantamento histórico do professor Alberto Veloso, autor do livro Tremeu a Europa e o Brasil também.

Gravura que retrata o terremoto de 1755 em Lisboa
Gravura que retrata o terremoto de 1755 em Lisboa

Ao menos quatro cartas da época relatam o maremoto no Brasil. Elas foram escritas pelo arcebispo da Bahia, pelos governadores de Pernambuco e da Paraíba e por um militar. "As águas transcenderam os seus limites e fizeram fugir os habitantes das praias", diz uma delas, de 10 de maio de 1756, relatando o episódio acontecido em 1° de novembro do ano anterior em praias paraibanas. Outra carta relata o desaparecimento de duas pessoas.

Evidências físicas também indicam a ocorrência do tsunami no litoral brasileiro. Pesquisadores brasileiros e portugueses disseram ter coletado vestígios de microanimais e de elementos químicos que só poderiam ter sido trazidos até certos pontos da costa de nosso país por grandes ondas. Na praia de Pontinhas, na Paraíba, eles identificaram uma camada de areia grossa que teria vestígios do fenômeno. Estima-se que as ondas podem ter alcançado até 1,9 m de altura.

Fontes
BBC
Imagens
iStock e Domínio Público, via Wikimedia Commons