Início

Túnel medieval secreto é encontrado por acidente no País de Gales

Eletricistas encontraram um túnel secreto medieval enquanto faziam um serviço nas proximidades de Tintern, no País de Gales. A descoberta aconteceu quando eles escavavam um terreno para a reinstalação de um poste de energia que precisou ser trocado de lugar. Acredita-se que a passagem subterrânea possa ter cerca de 800 anos.

A obra estava sendo feita em uma propriedade particular, perto da fronteira entre o País de Gales e a Inglaterra. Inicialmente, ao encontrar o buraco durante as escavações, os eletricistas acreditaram que poderia ser uma caverna. Mas, ao investigar melhor, eles se deram conta de que se tratava de um túnel. 

Túnel medieval secreto é encontrado por acidente no País de Gales - 1

O túnel que os eletricistas encontraram tem 122 cm de altura e corre de forma paralela ao leito de um riacho. Ainda não se sabe com certeza qual a totalidade de sua extensão. "Não havia nada nos registros e mapas que indicasse a existência de algo incomum no local", disse Allyn Gore, que liderava a equipe da empresa Western Power. "Eu participei de outras escavações nas quais descobrimos antigos poços e porões secretos, mas nada tão emocionante e impressionante quanto isso", completou.

A descoberta foi feita nas proximidades de uma abadia do século XII. Especula-se que o túnel possa estar relacionado com as ruínas de oficinas medievais de ferreiros encontradas anteriormente no local. Agora, arqueólogos devem explorar a passagem subterrânea para tentar desvendar suas origens. 


Fontes: BBC, Daily Mail e South Wales Argus

Imagens: Western Power/Reprodução