Início

Vila romana com mosaico contendo cenas da Ilíada é encontrada na Inglaterra

Filho de agricultor encontrou ruínas históricas por acaso enquanto caminhava no terreno de seu pai
Por History Channel Brasil em 26 de Novembro de 2021 às 20:26
Vila romana com mosaico contendo cenas da Ilíada é encontrada na Inglaterra-0

Enquanto fazia uma caminhada durante o lockdown na Inglaterra, o filho de um agricultor fez uma descoberta surpreendente no terreno de seu pai. Ao avistar peças inusitadas de cerâmica, ele desconfiou que pudesse se tratar de alguma relíquia histórica e chamou uma equipe de arqueólogos. Após escavações no local, os especialistas encontraram as ruínas de uma autêntica vila romana.

Mosaico raro

"Minha família cultiva esta terra há 50 ou 60 anos", afirmou Jim Irvine referindo-se à propriedade de seu pai em Rutland. "Ver ali algo que permaneceu intocado durante 1700 anos ou mais foi incrível", completou. Entre os achados mais importantes da vila está um raro mosaico contendo cenas da Ilíada, poema épico de Homero sobre o fim da Guerra de Troia. 

Vila romana encontrada na Inglaterra

A presença de mosaicos que apresentavam figuras famosas da mitologia era comum em edifícios públicos e privados em todo o Império Romano. No entanto, acredita-se que o exemplar encontrado em Rutland seja único no Reino Unido, pois mostra Aquiles e sua batalha com Heitor no final da Guerra de Troia. O Departamento Histórico da Inglaterra descreveu o mosaico como "um dos mais notáveis e significativos já encontrados na Grã-Bretanha". 

Os pesquisadores acreditam que a vila tenha sido ocupada por um indivíduo rico do final do período romano. O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Recentemente, foram feitas outras descobertas em terras britânicas que remetem à época, como estátuas e um raro anfiteatro.

Fontes
BBC
Imagens
Departamento Histórico da Inglaterra/Reprodução