Hoje na história

22.ago.1968

América Latina recebe visita de um papa pela primeira vez

A primeira visita de um papa à América Latina aconteceu em um dia como este, no ano de 1968. Nesta data, o Papa Paulo VI chegou a Bogotá, na Colômbia, cinco anos após ter sido eleito para o posto, no dia 21 de junho de 1963, após a morte do seu sucessor, João Paulo XXIII. O italiano e arcebispo Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini escolheu para o seu papado o nome do apóstolo Paulo, que, com suas epístolas e viagens missionárias, procurou ampliar o alcance da Igreja.
 
Conhecido como "papa peregrino", foi o primeiro a andar de avião e, além da América Latina, foi o pioneiro em andanças pela Ásia, África e sede da ONU, dedicando-se a lutar pela paz e desenvolvimento do então chamado "Terceiro Mundo".
 
Paulo VI também usou os meios de comunicação de massa para divulgar seu pensamento e participou ativamente dos problemas do seu tempo. Em 1964, menos de um ano depois de ser eleito Papa, Paulo VI foi à Terra Santa para fazer uma política de reaproximação com outras religiões. O pontífice ocupou o cargo até sua morte, no dia 6 de agosto de 1978.
 
 

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons