Hoje na história

02.set.1945

Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra

Em um dia como hoje, no ano de 1945, o Japão assinava os documentos de rendição da Segunda Guerra Mundial a bordo do navio de guerra norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio. Era o fim da Segunda Guerra Mundial, que havia começado seis anos antes. Antes da assinatura do documento, os japoneses haviam anunciado a rendição no dia 15 de agosto.
 
O documento foi firmado pelos representantes do Império do Japão, dos Estados Unidos, China,  Reino Unido, União Soviética, Austrália, Canadá, do Governo provisório da República da França, dos Países Baixos, e da Nova Zelândia.
 
Anteriormente, no dia 11 de julho, os líderes aliados haviam se reunido em Potsdam, na Alemanha. Lá foi exigida a rendição incondicional de todas as forças japonesas. Como o Japão continuou a ignorar os termos de Potsdam, os EUA lançaram bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto. Entre as duas bombas, os soviéticos invadiram a Manchúria e derrotaram o Exército de Guangdong, principal força de combate japonesa. Dominado e destruído, não restou outra alternativa aos japoneses a não ser a rendição.