Início

Ator e dublador Orlando Drummond morre aos 101 anos

 Ator e dublador Orlando Drummond morre aos 101 anos-0

O ator, dublador e humorista Orlando Drummond morreu em 27 de julho de 2021, aos 101 anos. Além de se consagrar como Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, ele também atuou como dublador de filmes, seriados e desenhos animados. Entre os personagens mais famosos para quem emprestou a voz, estão Scooby Doo, Popeye, Alf e o Vingador, da Caverna do Dragão.

Recentemente, Drummond ficou internado durante dois meses em um hospital do Rio de Janeiro para tratar de uma infecção urinária. Ele havia recebido alta pouco mais de um mês antes de morrer. Ele deixou a esposa, Glória Drummond, com quem era casado desde 1951, dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

Nascido no Rio de Janeiro, Orlando Drummond iniciou no mundo artístico em 1942, trabalhando como contrarregra na rádio Tupi. Ao perceber o potencial de sua voz, começou a trabalhar como ator radiofônico. Um de seus grandes incentivadores foi Paulo Gracindo.

A partir daí, atuou em programas humorísticos de rádio como Um Dia na Feira e Uma Pulga na Camisola. Em 1956, chegou a atuar em algumas produções da TV Tupi, mas acabou saindo de lá para trabalhar na rádio Mayrink Veiga.

Nos anos seguintes, voltou para a Rádio e TV Tupi, onde trabalhou até a década de 1970. Em 1982, começou sua parceria com Chico Anysio, fazendo participações no Chico Anysio Show, da Rede Globo. Em 1988, foi chamado para interpretar o Seu Peru no quadro Escolinha do Professor Raimundo. No início dos anos 1990, a Escolinha se tornou um programa próprio, exibido nos fins de tarde.

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, Drummond integrou o elenco do Zorra Total, também na Globo. Paralelamente, teve grande destaque como dublador. Além de Popeye, Alf e Scooby Doo, ele interpretou o vilão Gargamel, de Os Smurfs, e o Gato Guerreiro, de He-Man. Em 2019, ele fez uma participação especial na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, encarnando Seu Peru mais uma vez.


Imagem: Rede Globo/Divulgação