Hoje na história

22.jan.2008

Ator Heath Ledger é encontrado morto aos 28 anos

Em um dia como este, no ano de 2008, fãs em todo o mundo ficaram chocados com a morte repentina e prematura do jovem ator australiano Heath Ledger, de 28 anos. Seu corpo foi encontrado por sua massagista e governanta, no apartamento que ele alugava no bairro do SoHo, de Nova York.

Ledger ganhou fama e tornou-se um ator de primeira linha de Hollywood pela sua atuação no filme O Segredo de Brokeback Mountain (2005), do diretor Ang Lee, em que ele interpretou o cowboy gay enrustido Ennis Del Mar. Seu papel rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, mas a estatueta no final foi para as mãos de Philip Seymour Hoffman (Capote). No entanto, Brokeback Mountain catapultou o ator ao estrelato e o tornou objeto de obsessão das revistas de celebridades.

Eu não tenho um planejador de dia e eu não tenho um diário. Eu vivo completamente no agora, não no passado, não no futuro.
Heath Ledger

Perto do final de 2007, ele estava em Londres filmando “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”. Antes de sua morte, ela ainda havia terminado um papel como um dos vários alter egos de Bob Dylan em “Não Estou Lá” e finalizado seu trabalho em Batman, o Cavaleiro das Trevas, em que Ledger desempenhou uma versão mais jovem do Coringa. Em entrevistas que seriam analisadas exaustivamente após a sua morte, o ator admitiu que seu papel em Batman tinha sido difícil para ele e que ele estava usando medicamentos prescritos para controlar crises recorrentes de estresse e insônia.

Logo após a massagista e governanta descobrirem o corpo de Ledger, equipes de emergência chegaram ao local, mas não conseguiram reanimá-lo. Na mídia, especulou-se que ele teria usado drogas ilícitas, contudo, um relatório médico com os resultados dos exames toxicológicos realizados em seu corpo determinou que Ledger morreu de um "abuso de medicamentos prescritos" acidental, por conta de um coquetel de analgésicos, medicamentos antiansiedade e pílulas para dormir. Após o funeral, seu corpo foi trasladado para Austrália, onde ele está enterrado ao lado de seus avós, em sua cidade natal de Perth.


Imagem: via Wikimedia Commons