Hoje na história

01.Abr.2021

Ator João Acaiabe, de Chiquititas e Sítio do Picapau Amarelo, morre de COVID-19

O ator João Acaiabe morreu em 1º de abril de 2021, em São Paulo, aos 76 anos. Ele estava internado devido à COVID-19. O artista se popularizou ao atuar nos programas infantis Chiquititas e Sítio do Picapau Amarelo.

Nascido e crescido em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, Acaiabe iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Após ter estudado na Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), fez inúmeros trabalhos no teatro, cinema e TV. Um de seus trabalhos mais marcantes foi no programa Bambalalão, na TV Cultura, durante os anos 80, no qual contava histórias para o público infantil. 

No teatro trabalhou com Plínio Marcos em várias peças, entre elas Barrela e Jesus Homem, na qual interpretava Cristo. Foi também professor de teatro do Colégio Santo Américo em São Paulo. Entre 2001 e 2006 interpretou o Tio Barnabé no seriado Sítio do Picapau Amarelo na TV Globo, personagem que lhe deu muita popularidade.

Em 2010, interpretou Pimpinonni na nova versão da novela de Uma Rosa com Amor, no SBT (papel que originalmente havia sido interpretado por Grande Otelo). Entre 2013 e 2015, ainda no SBT, participou do remake de Chiquititas como o cozinheiro Chico. Em 2018, após 11 anos longe da Rede Globo, participou da telenovela Segundo Sol. Em 2019, Acaiabe dublou o personagem Rafiki no filme O Rei Leão.


Imagem: Instagram/Reprodução