Início

Ator Luis Gustavo, grande nome da TV brasileira, morre aos 87 anos

Por History Channel Brasil em 19 de Setembro de 2021 às 17:06
Ator Luis Gustavo, grande nome da TV brasileira, morre aos 87 anos-0

O ator Luis Gustavo morreu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, em Itatiba (SP). Há três anos ele se tratava de um câncer no intestino, doença que causou sua morte. O artista marcou a história da TV brasileira ao interpretar personagens populares como Beto Rockfeller, Mário Fofoca e Vavá. 

Filho de um diplomata espanhol, Luis Gustavo nasceu em Gotemburgo, na Suécia. Ainda criança, se mudou com a família para o Brasil. Ele começou sua carreira artística trabalhando nos bastidores. Por cinco anos, foi contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista.

Nos anos seguintes, tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles, o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que ele fez a sua estreia como ator, na peça "Mas Não se Matam Cavalos", de Horace McCoy. Logo depois, atuou em sua primeira novela, "Se o Mar Contasse", na TV Tupi, em 1964. Na mesma emissora, atuou em "O Sorriso de Helena", "O Direito de Nascer", "O Amor Tem Cara de Mulher'' e “Estrelas no Chão".

Em 1968, foi o protagonista da novela Beto Rockefeller, na TV Tupi, considerada um marco da TV brasileira. A obra modernizou o gênero, apresentando personagens realistas, tramas modernas e atuações mais naturais. Em 1976, Luis Gustavo foi contratado pela Rede Globo, onde atuou em inúmeras atrações de sucesso.

Mário Fofoca, seu personagem na novela "Elas por Elas" (1982), fez tanto sucesso que rendeu um seriado próprio e um filme. Ele também interpretou outros personagens que marcaram época, como Victor Valentin, em "Ti Ti Ti" (1986), o radialista Juca Pirama, em "O Salvador da Pátria" (1989) e Vavá, no seriado "Sai de Baixo" (entre 1996 e 2002).

Luis Gustavo era pai de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a também falecida atriz Desirée Vignolli, sua ex-companheira. Também era tio dos atores Tato e Cássio Gabus Mendes.


Imagem: TV Globo/Divulgação