Início

Ator Paulo José, lenda da TV, cinema e teatro, morre aos 84 anos

Ator Paulo José, lenda da TV, cinema e teatro, morre aos 84 anos-0

O ator Paulo José morreu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O artista marcou a história do teatro, cinema e televisão do Brasil. Ele estava internado em um hospital, onde se tratava de uma pneumonia. 

Nascido em Lavras do Sul (RS), Paulo José se interessou pelas artes cênicas quando ainda estava na escola. Na década de 1950, ele iniciou sua carreira artística como ator em Porto Alegre, onde ajudou a criar o Teatro de Equipe. Na década seguinte, se mudou para São Paulo, onde começou a trabalhar no Teatro de Arena.

Em 1969, Paulo José fez sua estreia na televisão, atuando na telenovela Véu de Noiva, na Rede Globo. Um de seus personagens mais famosos foi Shazan, que interpretou na novela O Primeiro Amor e no seriado Shazan, Xerife e Cia, ao lado de Flávio Migliaccio. A atração fez muito sucesso entre o público infanto-juvenil durante três temporadas, entre 1972 e 1974.

Na década de 1980, atuou em atrações como a minissérie O Tempo e o Vento e o seriado Armação Ilimitada. Além disso, participou de novelas como Roda de Fogo e Tieta. Nos anos seguintes, continuou a estrelar e dirigir inúmeras atrações da Rede Globo.

Paralelamente ao seu trabalho na televisão e teatro, Paulo José também teve uma carreira importante no cinema. Ele atuou em filmes como Todas as Mulheres do Mundo, (1966), Edu, Coração de Ouro (1968) e O Rei da Noite (1975). 

Em 1992, Paulo José foi diagnosticado com o Mal de Parkinson, o que não o impediu de trabalhar. Sua última atuação na TV foi na novela Em Família (2014). Na vida pessoal, foi casado com Dina Sfat, com quem teve três filhas; com Beth Caruso, com quem teve um filho; e com Zezé Polessa.


Imagem: Rede Globo/Divulgação