Início

Ator Tarcísio Meira morre de COVID-19, aos 85 anos

Ator Tarcísio Meira morre de COVID-19, aos 85 anos-0

O ator Tarcísio Meira morreu em 12 de agteosto de 2021, aos 85 anos, em São Paulo. Alguns dias antes, ele havia sido internado com COVID-19 em um hospital. Durante sua longa carreira, o artista estrelou inúmeras novelas, filmes e peças teatrais

Nascido em São Paulo, Tarcísio Meira estreou no teatro em 1957, na peça A Hora Marcada. Dois anos depois, atuou pela primeira vez na televisão, no teleteatro Noites Brancas, da TV Tupi. Em 1961, conheceu a futura esposa Glória Menezes quando ambos contracenavam em outra atração da mesma emissora.

Tarcísio fez história ao se tornar o galã da primeira telenovela diária brasileira, 2-5499 Ocupado (1963), na TV Excelsior, junto com Glória, com quem já estava casado. Protagonizou ainda mais sete telenovelas na mesma emissora até se transferir com sua companheira para a Rede Globo, onde estrearam em Sangue e Areia (1967).

A partir daí, Tarcísio se tornou uma das presenças mais constantes da teledramaturgia brasileira, atuando em mais de 60 produções. Entre seus papéis mais marcantes estão João Coragem, na novela Irmãos Coragem (1970), Capitão Rodrigo, na minissérie O Tempo e o Vento (1985) e Renato Villar, na novela Roda de Fogo (1986).

Além de suas atuações na TV, Tarcísio Meira também participou de 22 longas-metragens. Na tela grande, ele foi dirigido por cineastas como Glauber Rocha, Walter Hugo Khouri, Anselmo Duarte e Bruno Barreto. O artista ainda teve uma passagem marcante pelo teatro, atuando em 31 peças.

Tarcísio Meira foi casado até o fim da vida com Glória Menezes, com quem teve um filho, o também ator Tarcísio Filho.


Imagem: Rede Globo/Divulgação