Início

Cerca de 800 judeus são massacrados em Worms, na Alemanha

Cerca de 800 judeus são massacrados em Worms, na Alemanha-0

No dia 18 de maio de 1096, cerca de 800 judeus foram massacrados por cruzados em Worms, na Alemanha. Esse foi um dos muitos ataques que a comunidade judaica sofreu durante a Primeira Cruzada (1096-1099), campanha convocada pelo Papa Urbano II para resgatar a Terra Prometida.

A carnificina foi comandada pelo Conde Emicho, um conhecido antissemita. Logo após a chegada do nobre e sua tropa de cruzados a Worms, começaram a circular rumores dizendo que judeus afogaram um cristão e contaminaram a água da cidade. Pouco depois, a população local se juntou aos cruzados seguidores de Emicho para atacar os judeus da cidade.

Todos os judeus capturados foram mortos. O bispo da cidade interveio e abrigou sobreviventes em seu castelo. Mas, oito dias depois, uma turba enfurecida invadiu o local e assassinou os judeus que haviam se refugiado lá. 

Massacres parecidos aconteceram em outras cidades alemãs no período. Estima-se que cerca de cinco mil judeus tenham sido assassinados na região durante a passagem da Primeira Cruzada.


Imagem: Domínio Público