Início

D. Pedro I é coroado imperador do Brasil

D. Pedro I é coroado imperador do Brasil-0

Pouco menos de três meses após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país em um dia como este, no ano de 1822. Pouco depois, em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exército leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador, que estava acima dos demais poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário.

Ouça o podcast sobre os bastidores da fuga da Família Real para o Brasil.

Você pode ouvir o History Cast no SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsDeezerYoutubeRadio PublicOvercast e Pocket Casts ou, agregar o feed no aplicativo de sua preferência: link do feed

Dom Pedro I ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e do absolutismo. Pedro I morreu de tuberculose, em Lisboa, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.


Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons