Hoje na história

23.ago.2011

Deposto o ditador da Líbia Muammar al-Gaddafi

No dia 23 de agosto de 2011, o ex-ditador da Líbia Muamar al-Gaddafi foi deposto após 42 anos no poder. Com o apoio das Nações Unidas, as forças rebeldes ganharam o controle da capital Trípoli e estabeleceram um governo de transição, obrigando a fuga do então chefe de Estado, que foi capturado e morto perto de sua cidade natal, Sirte, em 20 de outubro do mesmo ano.

Al-Gaddafi chegou ao poder após um golpe, em 1969. O excêntrico e controverso ditador tentou acabar com a influência imperialista e quis unificar os países islâmicos do norte da África, mas instaurou um regime autocrático e foi acusado de violação dos direitos humanos contra os próprios líbios, de financiar militantes revolucionários e de apoiar o terrorismo em várias nações.

Seu regime começou a ruir em fevereiro de 2011, quando os protestos antigoverno eclodiram na Líbia após os levantes no Egito e na Tunísia, no início daquele ano. Al-Gaddafi ainda tentou permanecer no poder com algumas medidas populistas, mas, sem sucesso, iniciou uma violenta repressão contra os manifestantes até ser deposto pelas forças rebeldes.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons