Hoje na história

27.mar.2020

Desenhista Daniel Azulay morre após contrair coronavírus

O desenhista, artista plástico e educador Daniel Azulay morreu em 27 de março de 2020, aos 72 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com um comunicado da família, ele tinha leucemia e contraiu o coronavírus. Azulay era criador da Turma do Lambe-Lambe, que fez sucesso na TV nos anos 1980.

Nascido no Rio de Janeiro, ele estreou na televisão no final dos anos 1970, apresentando um dos quadros do programa infantil "Pirlimpimpim", exibido pela TV Cultura e TVE. Nos anos 1980, a Turma do Lambe-Lambe fez muito sucesso na TV Bandeirantes, onde ficou no ar por dez anos. Na TV, Azulay também ensinava as crianças a pintar e desenhar. 

A Turma do Lambe-Lambe era formada por personagens carismáticos como a coruja Professor Pirajá, o palhaço Pita, a galinha Xicória e a vaca Gilda. Com o sucesso, a criação principal de Azulay saltou das telas da TV e foi parar nos quadrinhos. Além disso, os personagens também foram licenciados para a produção de brinquedos e roupas.

Em 1989, fundou a Oficina de Desenho Daniel Azulay. Nos anos 1990, o artista voltou para a TV Bandeirantes  com o programa Oficina de Desenho Daniel Azulay.  No início dos anos 2000, ele apresentou a Turma do Lambe-Lambe na TV Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, e o programa Azuela do Azulay no Canal Futura.


Imagem: Facebook/Reprodução