Início

Dinamarca é o primeiro país do mundo a aprovar união civil entre homossexuais

Dinamarca é o primeiro país do mundo a aprovar união civil entre homossexuais-0

No dia 1º de outubro de 1989, a Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a união civil entre homossexuais. A união civil é uma forma de parceria não-religiosa sancionada pelo Estado, semelhante ao casamento. Naquele país, elas foram chamadas de "parcerias registradas" e tinham praticamente todos os direitos do casamento heterossexual. 

Parceiros registrados tinham que cumprir um dos seguintes requisitos de residência para formar uma união: um parceiro tinha que ser um cidadão dinamarquês e ser residente na Dinamarca, ou ambas as partes deveriam ter tido residência na Dinamarca por dois anos. O divórcio para parceiros registrados seguia as mesmas regras do divórcio de casais heterossexuais. 

A parceria registrada foi autorizada apenas em âmbito civil, mas a Igreja da Dinamarca permitiu aos sacerdotes realizarem as bênçãos de casais homossexuais. Em 2012, a parceria registrada foi revogada e substituída por uma nova lei que autorizava o casamento propriamente dito entre pessoas do mesmo sexo.


 Imagem: Shutterstock.com