Hoje na história

27.out.2019

Diretor e ator Jorge Fernando morre aos 64 anos

O diretor e ator de televisão Jorge Fernando morreu em 27 de outubro de 2019, aos 64 anos, no Rio de Janeiro. O artista se destacou por ter dirigido e atuado em vários sucessos da TV Globo. Ele havia sido internado em um hospital poucas horas antes de sua morte, causada por uma parada cardíaca decorrente de uma dissecção de aorta completa.

Nascido no Rio de Janeiro, Jorge Fernando começou a frequentar aulas de teatro no colégio, durante a juventude. Ele estreou profissionalmente na televisão em 1978, atuando na série “Ciranda, Cirandinha”, da Rede Globo. Nos anos 1980, participou da direção de algumas das novelas mais inovadoras da emissora, como "Guerra dos Sexos", "Cambalacho" e "Que Rei Sou Eu?". Nos anos 1990, manteve o sucesso ao dirigir "Rainha da Sucata", "Vamp", "Deus nos Acuda", "A Próxima Vítima" e o programa humorístico "Sai de Baixo". 

Em outubro de 2016, o ator passou dezoito dias internado em um hospital, vítima de pancreatite. Poucas semanas depois, sofreu um AVC, que o afastou temporariamente da TV. Seu último trabalho foi dirigindo a novela "Verão 90" (2019), na qual também atuou. 


Imagem: Memória Globo/Reprodução