Hoje na história

17.jul.1955

A Disneylândia é inaugurada nos Estados Unidos

A Disneylândia abriu suas portas em 17 de julho de 1955, em Anaheim, na Grande Los Angeles, nos Estados Unidos. Sua construção foi a realização de um sonho de Walt Disney. Até hoje o local recebeu mais de 720 milhões de visitantes, o maior público acumulado dentre todos os parques temáticos do mundo. 

Nascido em 1901, Disney foi um dos pioneiros da indústria da animação, abrindo um estúdio com seu irmão Roy em 1923. Com o passar dos anos, o empreendimento fez muito sucesso, lançando personagens como Mickey Mouse e Pato Donald. Em 1937, o estúdio lançou o primeiro longa-metragem animado, Branca de Neve e os Sete Anões. 

Com o objetivo de expandir os negócios, Disney teve a ideia de criar a Disneylândia depois de visitar vários parques de diversão com suas filhas nas décadas de 1930 e 1940. No início dos anos 50, ele começou a projetar um enorme parque que seria construído perto de Los Angeles. Ele pretendia que a Disneylândia tivesse valor educacional e de entretenimento, sendo uma fonte de diversão para pais e filhos. 

Após comprar terras na comunidade agrícola de Anaheim, a cerca de 40 quilômetros a sudeste de Los Angeles, a Disneylândia começou a ser construída em 1954. O dia da inauguração, planejado para ser exclusivo para convidados, foi marcado por uma confusão. Ao todo 28 mil pessoas compareceram ao evento, mas metade desse público entrou com convites falsos. O parque não estava preparado para receber tanta gente e acabou faltando comida e bebida. Além disso, uma das atrações, um barco a vapor, quase virou devido ao grande número de passageiros.

Após a repercussão extremamente negativa da abertura da pré-estreia, Walt Disney convidou os participantes para um "segundo dia" privado para conhecer a Disneylândia adequadamente. A Disneylândia logo se recuperou e atrações como o  Castelo da Bela Adormecida,  As Aventuras de Branca de Neve, a Estação Espacial X-1, o Jungle Cruise e o Stage Coach atraíram inúmeras crianças e seus pais. Em 1965, começaram os trabalhos em um parque temático e resort da Disney ainda maior, perto de Orlando, Flórida. Walt Disney morreu em 1966, e o Walt Disney World foi inaugurado em sua homenagem em 1º de outubro de 1971. Nas décadas seguintes, foram inaugurados parques da Disney no Japão, França e Hong Kong.


Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons