Hoje na história

04.ago.1540

É fundada a cidade de Yungay, no Peru

A cidade peruana de Yungay, capital da província homônima, foi visitada pela primeira vez pelos conquistadores espanhóis, que em 4 de agosto de 1540 fundaram a cidade de Yungay. Neste território, em 20 de janeiro de 1839, realizou-se a Batalha de Yungay na qual foi dissolvida a Confederação Peru-Bolívia com a vitória do Exército Unido Restaurador Peru-Chile. Em 31 de maio de 1970 um grave terremoto (de magnitude 7.8 na escala de Richter) sacudiu o vale.

 

Como resultado do forte movimento telúrico, um enorme pedaço de material congelado, assim como rochas, se desprenderam da montanha Huascarán caindo verticalmente sobre pequenas lagoas glaciais a uma velocidade próxima de 200km/h, apagando do mapa o povoado de Yungay. Estima-se que a enorme parte separada pela avalanche media 1.000 m de largura por 1.500 m de comprimento e que no total se desprenderam mais de 10.000 metros cúbicos de gelo e rochas do Huascarán. Milhares de pessoas morreram instantaneamente quando as rochas e o gelo chegaram no local.

Atualmente existe um memorial em homenagem às pessoa ali sepultadas. O terremoto em si foi tão severo que matou mais de 30.000 pessoas nas proximidades do epicentro. O número de mortos chegou a 50.000. Este evento é considerado o pior desastre natural já ocorrido na zona central da América do Sul.

 


Imagem: Shutterstock.com