Início

É fundado o The New York Times

É fundado o The New York Times-0

O The New York Times é um jornal publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países. É propriedade da The New York Times Company, que também possui outras 40 publicações, incluindo o International Herald Tribune e o Boston Globe. O diário é afetuosamente chamado a "Dama Cinza" (Gray Lady, em inglês) e é considerado por muitos o diário por excelência dos Estados Unidos e goza de grande reconhecimento a nível mundial. Foi fundado no dia 18 de setembro de 1851 por Henry Jarvis Raymond e George Jones. Raymond também foi diretor fundador da agência de imprensa Associated Press (AP) em 1856. O Times originalmente era publicado todas as manhãs, exceto aos domingos.

Posteriormente, durante a Guerra Civil, o Times começou a publicar edições dominicais. Ganhou seu primeiro Pulitzer por reportagens e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial em 1918. Hoje em dia, o The New York Times é um diário que cria opinião e que muitos leitores tomam como referência. É considerado o "jornal-biblioteca por excelência". Tradicionalmente imprime transcrições de discursos importantes e debates. O Times ganhou 95 prêmios Pulitzer, como reconhecimento a seu prestígio e trabalho jornalístico nos Estados Unidos.

Em 1971, descobriu como o governo dos Estados Unidos manipulava a informação que oferecia a seus cidadãos sobre o desenrolar da guerra do Vietnã. Em 1972, trouxe à luz pública o fato de que foi negado a milhares de afro-americanos que sofriam de sífilis o tratamento durante décadas. Em 2004, como último exemplo, revelou a insegurança laboral em muitos locais de trabalho.

 


Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons