Hoje na história

30.DEZ.1938

Engenheiro russo registra patente do primeiro sistema de televisão

Em 30 de dezembro de 1938, o engenheiro russo Vladimir Kosma Zworykin patenteou o primeiro sistema de televisão. Por suas contribuições no desenvolvimento dessa tecnologia, ele ficou conhecido como "o pai da TV moderna".

Zworykin nasceu em 1889, em Murom, na Rússia. Ainda na infância, fascinado pela eletricidade, ele aprendeu a consertar equipamentos elétricos. No início da juventude, o russo começou a frequentar o Instituto de Tecnologia de São Petersburgo, recebendo seu diploma em engenharia em 1912. 

Entre 1910 e 1914, Zworykin estudou engenharia elétrica com um homem chamado Boris Rozing, que havia desenvolvido um protótipo rústico de televisão em 1907. Os dois trabalharam na criação do tubo de raios catódicos que resultou na criação da televisão moderna.

Depois de se formar, Zworykin frequentou o College de France, em Paris, onde estudou física teórica e tecnologia de raios-X. Após o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, ele foi convocado para o exército russo, onde atuava na área de criptografia e na interceptação de mensagens alemãs em código Morse.

Em 1919, após a Revolução Russa e o fim da Primeira Guerra Mundial, Zworykin foi para os EUA para estudar nos laboratórios de pesquisa elétrica da Westinghouse. Ao longo da década de 1920, enquanto trabalhava para a RCA, Zworykin desenvolveu um tubo de câmera que se tornaria a base para os sistemas que vieram depois. O trabalho dele foi baseado na tecnologia criada por Rozing.

Os primeiros sistemas de televisão consistiam em um disco plano e circular, perfurado por uma série de pequenos orifícios dispostos na forma de espirais, partindo do centro. Ao fazer girar o disco diante dos olhos, o furo mais afastado do centro explora uma faixa na parte mais alta da imagem, e assim sucessivamente, este explora toda a imagem. Zworykin deu entrada no processo de patente do sistema em 1923, que só foi aprovado em 1938, após muitas revisões. 


Imagem: Domínio público