Início

Fundada a Nissan Motor Company

Fundada a Nissan Motor Company-0

No dia 1º de junho de 1934, a montadora japonesa Jidosha-Seizo Kabushiki-Kaisha (Fábrica de Automóveis Cia. Ltda., em português), com sede na capital Tóquio, ganha um novo nome: Nissan Motor Company.

A Jidosha-Seizo Kabushiki-Kaisha foi criada em dezembro de 1933. O novo nome da empresa, adotado em junho de 1934, era uma abreviação de Nippon Sangyo, um “zaibatsu” (ou empresa holding) que pertencia ao fundador da Tobata, Yoshike Aikawa. A Nissan produziu seu primeiro Datsun (um veículo de passageiros pequeno e quadrado, derivado do Dat Car e projetado pelo pioneiro automotivo Masujiro Hashimoto, o qual foi montado pela primeira vez em 1914) na sua fábrica em Yokohama, em abril de 1935. A empresa começou a exportar carros para a Austrália naquele mesmo ano. Começando em 1938 e durando toda a Segunda Guerra Mundial, a Nissan passou radicalmente da produção de pequenos carros de passeio para caminhões e veículos militares. No entanto, em 1945, no final da Segunda Guerra, as forças aliadas que ocuparam o território japonês confiscaram grande parte das operações da Nissan e só lhe devolveram o controle absoluto das mesmas uma década depois.

Em 1960, a Nissan se tornou a primeira empresa automotiva a ganhar o Prêmio Deming por excelência em engenharia. Os novos modelos Datsun, como o Bluebird (1959), o Cedric (1960) e o Sunny (1966) ajudaram a impulsionar as suas vendas no Japão e no exterior, e a empresa teve um crescimento fenomenal ao longo da década de 60.

As crises energéticas da década seguinte proporcionaram um aumento das exportações de carros japoneses eficientes e acessíveis: a terceira geração do Sunny teve a maior pontuação em testes de economia de combustível da Agência de Proteção Ambiental dos EUA em 1973. O sucesso no mercado norte-americano e em outros permitiu que a Nissan expandisse suas operações estrangeiras, que atualmente incluem fábricas de produção e montagem em 17 países. Hoje, a Nissan é a terceira maior empresa automotiva do Japão, atrás apenas da Toyota e da Honda. Depois de enfrentar dificuldades nos anos 90, a empresa mudou de rumo, fazendo uma aliança com a montadora francesa Renault, renovando sua linha de carros luxuosos Infiniti; e lançando a picape Titan assim como versões remodeladas do carro esportivo Z e do sedã de médio porte Altima.

 


Imagem: ;[Domínio público],