Hoje na história

12.Maio.1551

Fundada a Universidade Nacional Maior de São Marcos, a mais antiga das Américas

Em 12 de maio de 1551 era fundada em Lima, no Peru, a Universidade Nacional Maior de São Marcos, a mais antiga das Américas. A instituição foi idealizada pelo frei Tomás de San Martín e oficializada por meio de um decreto do rei Carlos I, da Espanha. Seu principal objetivo era satisfazer as necessidades da formação e educação do clero no território conquistado pelo Império Espanhol.

A Universidade de San Marcos é considerada a mais importante e representativa instituição peruana de ensino superior por sua "tradição, prestígio, qualidade e seletividade". A instituição também é reconhecida como um dos principais centros de pesquisa científica e social do Peru. 

Diversas personalidades peruanas e latino-americanas, frequentaram suas salas de aula, incluindo 21 presidentes do Peru. Um de seus ex-alunos mais célebres é o escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de literatura.

A instituição possui 20 faculdades agrupadas em cinco áreas acadêmicas. São oferecidos 65 cursos de graduação, 77 de mestrado e 27 de doutorado.


Imagem: Kanon6996, via Wikimedia Commons (Creative Commons Attribution 3.0 Unported)