Hoje na história

05.ago.1305

Herói escocês William Wallace é capturado pelos ingleses

Em um dia como este, no ano de 1305,  William Wallace (1272 ou 12731 – 23 de agosto de 1305), um guerreiro escocês teria sido traído por um compatriota e preso pelos ingleses para uma terrível execução, comandada pelo rei Eduardo I. Líder da resistência contra a dominação inglesa, ele se tornou muito conhecido após ser biografado no filme "Coração Valente", dirigido e estrelado por Mel Gibson. Ainda há controvérsias sobre o dia de sua captura, mas acredita-se que sir John Mentieth capturou William Wallace em algum lugar perto de Glasgow.
 
Wallace foi levado para Londres e julgado, sem chance de defesa, por um tribunal designado pelo rei Eduardo I. Ele foi condenado por traição e assassinato. Sua sentença de morte foi extremamente cruel. Ele foi enforcado até ficar inconsciente, depois estripado e finalmente decapitado. Seu corpo foi esquartejado depois disso, e a cabeça ficou pendurada em lugar público.
 
A luta de Wallace contudo não foi em vão. Pouco depois da sua execução, a luta contra o domínio inglês teve sequência, e a independência da Escócia foi restabelecida por Robert Bruce.
 

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons