Hoje na história

12.Maio.1967

The Jimi Hendrix Experience lança álbum de estreia "Are You Experienced"

O primeiro álbum da banda The Jimi Hendrix Experience, "Are You Experienced", foi lançado no dia 12 de maio de 1967, em Londres. O LP foi um sucesso comercial e de crítica e é considerado uma das grandes estreias da história do rock.

O álbum conta com a abordagem inovadora da Jimi Hendrix para compor e tocar a guitarra elétrica, que logo estabeleceu uma nova direção na música, rumo ao rock psicodélico e que embalaria todo um poderoso movimento cultural.

"Are You Experienced" e seus singles foram gravados ao longo de cinco meses, entre o final de outubro de 1966 e o início de abril de 1967. O álbum foi concluído em 17 sessões de gravação em três locais de Londres, incluindo De Lane Lea Studios, CBS e Olympic.

Lançado no Reino Unido, "Are You Experienced" ficou 33 semanas nas paradas de sucesso, chegando ao número 2 das melhores músicas. O álbum foi lançado nos EUA em 23 de agosto, pela Reprise Records, onde alcançou o Top 5 na Billboard 200, permanecendo nas paradas durante 106 semanas, sendo 27 delas entre as Top 40. A versão norte-americana do LP continha algumas das mais conhecidas canções de Hendrix, incluindo seus três primeiros singles, que, embora omitidos da edição do LP britânico, estavam entre as melhores das paradas no Reino Unido: "Purple Haze", "Hey Joe", e "The Wind Cries Mary".

Em 2005, a revista Rolling Stone colocou "Are You Experienced" na lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Quatro de suas músicas figuram na lista das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: "Purple Haze" (17), "Foxy Lady" (153), "Hey Joe" (201) e "The Wind Cries Mary" (379).

Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, nos EUA. É considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais.

Ele foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo britânico The Animals, que o levou à Inglaterra, onde Jimi assinou contrato de produção e agenciamento e formou a banda The Jimi Hendrix Experience.

O grupo chegou ao fim em 1969. Em agosto, Hendrix formou o Gypsy Suns and Rainbows para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e o músico integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

Contudo, a vida de Jimi foi interrompida cedo. Sua morte prematura aos 27 anos, no dia 18 de setembro de 1970, em um hotel em Londres, gera controvérsias até hoje. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto, principalmente, de vinho tinto.


Imagem: Warner/Reprise RecordsUploaded por We hope at en.wikipedia [Domínio Público], via Wikimedia Commons