Hoje na história

15.jul.1983

Lançado o NES, da Nintendo, um videogame que marcou época

Um campeão de vendas do seu tempo, o Nintendo Entertainment System (também abreviado como NES) era lançado em um dia como hoje, no ano de 1983, no Japão. O console, que entre os japoneses era chamado Family Computer, ou Famicom, foi mais tarde lançado na América do Norte (1983), Europa (1986) e Austrália (1987).

Verdadeiro sucesso entre o público, o NES ajudou a revitalizar a indústria norte-americana de videogame após uma crise no setor em 1983. Com o NES, o Nintendo introduziu um novo padrão de modelo de negócio para licensiar desenvolvedores externos, autorizando-os a produzir e distribuir títulos para a plataforma do Nintendo.

A partir dos anos 90, contudo, a competição de novos sistemas com tecnologia superior, como Mega Drive/Genesis, de 16-bit, marcou o fim do domínio do NES. Além disso, este console sofreu com outro  lançamento da própria empresa, o Super Nintendo Entertainment System (SNES), que fez com que a base de usuários do NES caísse gradualmente. Contudo, mesmo com o fim da produção dos desenvolvedores para o NES, um grande número de franquias e series que começaram com o NES fizeram a transição para consoles mais novos e seguem em produção até os dias atuais.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons