Hoje na história

16.nov.1938

LSD é sintetizado pela primeira vez

Ao pesquisar derivados do ácido lisérgico, o químico suíço Albert Hofmann sintetizou o lysergic acid diethylamide (LSD) pela primeira no dia 16 de novembro de 1938.

Sua intenção principal com a síntese era obter um estimulante respiratório e circulatório que não provocasse nenhum efeito no útero, que fosse similar à substância niquetamida (que também é da família da dietilamida), introduzindo este grupo funcional ao ácido lisérgico.

Após sintetizar o LSD, o experimento ficou parado por cinco anos. Somente no dia 16 de abril de 1943, Hofmann decidiu fazer um novo teste. Quanto sintetizou novamente o LSD, ele acidentalmente levou a mão à boca, nariz ou, possivelmente, o olho e ingeriu uma pequena quantidade. Neste dia, descobriu os poderosos efeitos da substância. Hofmann assim descreveu:

"Fui afetado por uma agitação notável, combinada com ligeiras tonturas. Em casa, eu deitei e imergi em condição parecida com uma intoxicação, que não foi desagradável, caracterizada por uma imaginação extremamente estimulada. Foi um estado sonhando acordado, com os olhos fechados (a luz do dia era desagradavelmente gritante), percebi um fluxo ininterrupto de imagens fantásticas, formas extraordinárias com um jogo intenso, caleidoscópica de cores. Após cerca de duas horas esta condição desapareceu."

Três dias depois, em 19 de abril de 1943, Hofmann ingeriu, intencionalmente 250 microgramas de LSD. Este dia é hoje conhecido como o "Dia da Bicicleta", pois ele começou a sentir os efeitos da droga enquanto andava de bicicleta para casa. Foi a primeira viagem de ácido intencional.

 


Imagem: designer491/Shutterstock.com