Hoje na história

01.out.1949

Mao Tsé-Tung proclama a República Popular da China

A República Popular da China era proclamada por Mao Tsé-Tung em um dia como este, no ano de 1949. Ele se auto denominou chefe de Estado e introduziu o regime comunista no país. A vitória de Mao Tsé-Tung foi o clímax de anos de batalha entre as sua forças comunistas e o regime do líder nacionalista chinês Chiang Kai-Shek, que era apoiado com dinheiro e armas do governo norte-americano. A adesão da China ao comunismo foi um duro golpe para os Estados Unidos, que ainda estava se recuperando da detonação de uma arma nuclear pela União Soviética, ocorrida no mês anterior. Por conta disso, o país era conhecido como "China Comunista" ou "China Vermelha" durante a Guerra Fria. 
 
Apenas em fevereiro de 1972, no auge da ruptura sino-soviética, Mao e o premier chinês Zhou Enlai realizaram um encontro com o então presidente norte-americano Richard Nixon, em Pequim. Os EUA, contudo, só reconheceram oficialmente a República Popular como o único governo legítimo da China em 1 de janeiro de 1979.
 

Imagem: Zhang Zhenshi (1914–1992). Mao Zedong portrait attributed to Zhang Zhenshi and a committee of artists (see [1]). [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons