Hoje na história

22.DEZ.2019

Morre Bira, baixista do programa de Jô Soares

O músico Ubirajara Penacho dos Reis, conhecido como Bira, morreu em 22 de dezembro de 2019, aos 85 anos, em São Paulo. Ele ficou conhecido por tocar baixo no Sexteto do Jô, banda de jazz que acompanhava os programas de entrevista de Jô Soares. O artista foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Bira nasceu em Salvador, na Bahia. O grupo no qual se consagrou começou como Quarteto no Jô Soares Onze e Meia, programa exibido pelo SBT a partir de 1988. A banda interagia com frequência com o apresentador, fazendo com que Bira ficasse conhecido por sua gargalhada contagiante. Em 1992, já como quinteto, o grupo gravou seu álbum de estreia. Nessa época, além de Bira, o grupo era formado por Rubinho (Guitarra), Osmar Barutti (Piano), Derico Sciotti (Saxofone e Flauta) e Miltinho (Percussão e Bateria)

Quando o programa de Jô Soares foi para a Rede Globo, no ano 2000, a banda se tornou um sexteto formado. Após o fim do programa do Jô na emissora, em 2016, Bira se dedicou a outros projetos. O músico passou a tocar em um quarteto de jazz e se apresentar como mestre de cerimônias.


Imagem: Rede Globo/Reprodução