Hoje na história

01.mar.2020

Morre Jack Welch, ex-presidente da GE, apontado como o "administrador do século"

Jack Welch, executivo que esteve à frente da General Electric entre 1981 e 2001, morreu em 1º de março de 2020, aos 84 anos. De acordo com sua esposa, a causa da morte foi uma falência renal. Durante seu período como CEO da GE, o valor da empresa saltou de US$ 14 bilhões para US$ 410 bilhões. 

Nascido em 1935, em Peabody, Massachusetts, ele começou a trabalhar ainda jovem durante as férias de verão, exercendo funções como entregador de jornal e vendedor de sapatos. Em 1957, Welch se graduou em engenharia química, tornando-se PhD em 1960.

No mesmo ano, ele começou a trabalhar na General Electric como engenheiro químico. Em 1972, tornou-se vice-presidente da empresa. Em 1981, passou a acumular as funções de presidente e CEO da GE. 

A partir daí, Welch passou a usar técnicas de gerenciamento inovadoras e transformou a GE em uma das empresas mais admiradas e bem-sucedidas do mundo. Sob seu comando, a General Electric se tornou a maior empresa de capital aberto dos Estados Unidos. Em 1999, ele foi nomeado "Administrador do Século" pela revista Fortune. Após deixar a GE, o executivo atuou como consultor e fundou um instituto de administração.


Imagem: Prometheus72/Shutterstock.com