Hoje na história

15.set.2004

Morre Johnny Ramone, guitarrista do Ramones

Em um dia como este, no ano de 2004, o mundo do rock perdia um dos seus grandes ídolos, John William Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, guitarrista da banda de punk rock Ramones. Ele foi vítima de um câncer de próstata, aos 55 anos, uma doença que ele enfrentava havia cinco anos. Assim como o vocalista Joey Ramone, ele permaneceu na banda até o fim, em 1996. Ele morreu em Los Angeles.

Nascido e criado no bairro Queens, em Nova York, Johnny começou a tocar guitarra durante a adolescência. Ele era um grande fã de bandas sujas e agressivas, como o MC5 e os Stooges, que influenciariam de forma definitiva sua carreira. Em 1974, ele formou os Ramones, considerada por muitos como a primeira banda punk. Forjado no palco do imundo e lendário boteco CBGB's, o grupo se tornaria um dos mais importantes da história do rock.

O nome "Ramones" foi inspirado em um pseudônimo que Paul McCartney usava no ínício de carreira dos Beatles, Paul Ramon. Todos os membros da banda, que não eram parentes, adotaram o sobrenome: John Cummings virou Johnny Ramone, o vocalista Jeffrey Hyman se tornou Joey Ramone, o baixista Douglas Colvin se transformou em Dee Dee Ramone e o baterista Thomas Erdelyi assumiu o nome de Tommy Ramone. Apesar de não ter feito um sucesso comercial estrondoso, a banda influenciou gerações de músicos.

Como músico,  Johnny se destacou por suas rápidas e violentas palhetadas para baixo. Em 2015, ele ficou na 28ª posição na lista dos 100 maiores guitarristas do rock elencada pela revista Rolling Stone. Críticos e músicos de renome participaram da votação.

Johnny era conhecido pela personalidade controladora, comportamento antissocial e extrema rigidez na liderança dos Ramones. O artista também era um dos poucos na comunidade punk a assumir uma postura política de direita. Conservador, ele era apoiador do partido Republicano e fã ardoroso do presidente Ronald Reagan. 

Johnny e Joey Ramone praticamente pararam de se falar no início dos anos 1980 depois que brigaram por causa de uma jovem com quem ambos se relacionaram. Linda era namorada de Joey, mas acabou se casando com Johnny. Mesmo após terem rompido a amizade, os dois permaneceram tocando juntos, sem deixar que isso afetasse a carreira da banda. Ao longo da carreira, os Ramones lançaram 14 álbuns de estúdio e outros quatro ao vivo. O último show da banda nova-iorquina foi realizado em Los Angeles, em 6 de agosto de 1996.


Imagem:  via Wikimedia Commons