Hoje na história

28.Abr.2021

Morre o astronauta Michael Collins, que participou da primeira viagem à Lua

O astronauta Michael Collins morreu em 28 de abril de 2021, aos 90 anos. Ele se consagrou ao participar da primeira viagem tripulada da NASA à Lua, em 1969. O pioneiro da corrida espacial lutava contra um câncer. 

Nascido na Itália, filho de um general do exército americano que serviu em diversas partes do mundo, Collins passou parte da adolescência em Porto Rico, base temporária do pai, onde fez seu primeiro passeio de avião. Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, ele voltou com a família para Washington e entrou para o serviço militar, escolhendo a Força Aérea para fazer carreira. Nos anos 50, serviu como piloto de combate junto às forças da OTAN na Europa.

Collins entrou para a NASA em 1963, e cumpriu sua primeira missão ao espaço a bordo da Gemini X em 1966. Na sua segunda viagem espacial, fez parte, com Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, da pioneira missão Apollo 11, entrando para a história. Como piloto do módulo lunar, ele orbitou a Lua, enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisavam no satélite natural da Terra. 

Por ter sido o único membro da Apollo 11 que não pisou na Lua, ele acabou se tornando o menos lembrado dos três. Depois de se aposentar da NASA em 1970, Collins começou a trabalhar como Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Públicos no Departamento de Estado. Um ano depois, ele se tornou diretor do National Air and Space Museum, ocupando o cargo até 1978, quando saiu para se tornar subsecretário do Instituto Smithsonian.


Imagem: NASA, via Wikimedia Commons