Hoje na história

16.ago.2019

Morre Peter Fonda, astro de Easy Rider: Sem Destino

O ator Peter Fonda morreu em 16 de agosto de 2019, aos 79 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele não resistiu a um câncer de pulmão. O artista se tornou um ícone da contracultura ao estrelar o clássico Easy Rider: Sem Destino, em 1969.

Nascido em Nova York, Peter Henry Fonda era filho do ator Henry Fonda e da socialite Frances Ford Seymour. Ele era irmão mais novo da atriz Jane Fonda. Peter começou sua vida artística estudando atuação em Omaha, Nebraska, cidade natal de seu pai. Enquanto frequentava a Universidade da cidade, ele se juntou ao Omaha Community Playhouse, companhia onde muitos atores (incluindo seu pai e Marlon Brando) começaram suas carreiras.

No início dos anos 1960, ele estrelou em peças na Broadway, além de atuar em programas de televisão. Em 1963, ele fez sua estreia no cinema. Na segunda metade da década, abraçou a contracultura e ficou amigos de músicos de bandas como Beatles, Byrds e Buffalo Springfield.

Em 1969, Fonda produziu, escreveu e estrelou Easy Rider: Sem Destino, dirigido por Dennis Hopper. O filme aborda a história de dois motociclistas de cabelos compridos que viajam pelos Estados Unidos, onde encontram intolerância e violência. Fonda interpretou "Capitão América", um jovem carismático e lacônico cuja jaqueta trazia uma grande bandeira dos EUA nas costas. O filme fez muito sucesso e se tornou um marco do novo cinema de Hollywood. Por seu trabalho no filme, Fonda foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Nos anos seguintes, Fonda atuou em diversas produções cinematográficas. Em 1997, foi indicado novamente ao Oscar, dessa vez na categoria de Melhor Ator, por seu papel em O Ouro de Ulisses. O ator deixa dois filhos, entre eles a atriz Bridget Fonda.


Imagem: Columbia Pictures/Reprodução