Início

Morre Soichiro Honda, fundador da Honda Motors

Morre Soichiro Honda, fundador da Honda Motors -0

Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906 e faleceu em 5 de agosto de 1991. Foi um empresário japonês, fundador da companhia Honda Motors e, desde muito jovem, um apaixonado pelos artefatos mecânicos. Seu pai era proprietário de uma oficina de bicicletas. Com 15 anos, mudou-se para Tóquio para trabalhar na empresa automotriz Hart Shokai. Aos 21 anos, voltou à sua cidade natal transformado em um especialista mecânico, como chefe de uma sucursal desta empresa. No entanto, logo se tornou independente e montou uma fábrica de pistões que logo fracassou.

Posteriormente inscreveu-se na universidade e, mais tarde, reabriu sua pequena fábrica. Ao finalizar a Segunda Guerra Mundial, perdeu tudo em meio à devastação que produziu o bombardeio norte-americano. Em 1948, associado a Takeo Fujisawa, fundou a Honda Motor Company com o objetivo de fabricar motocicletas, já que os bombardeios tinham devastado o parque automotor japonês. A ideia original consistiu em fabricar bicicletas com motor, embora o primeiro motor utilizado tenha sido muito pesado e em seguida a empresa faliu.

No entanto, Soichiro fabricou um motor mais leve, rápido e silencioso e, imediatamente, sobreveio o sucesso. A produção foi aumentando vertiginosamente e instalaram-se fábricas em todo o Japão. A reputação da empresa cresceu no que se refere a motos Honda e estas começaram a ganhar em concorrências internacionais. No começo de 1960, suas atividades industriais cresceram, dedicando-se então completamente à indústria automotriz.

Fixou como meta ganhar uma corrida de Fórmula 1 com um veículo de sua fabricação, o que conseguiu em 1965. Desde 1967, a Honda começou a produzir carros pequenos. Quando desatou a crise do petróleo em 1973, foi ampliada a produção do Honda Civic de baixo consumo, com o que a empresa se posicionou de forma inequívoca em todo o mundo.

 


Imagem:  via Wikimedia Commons