Hoje na história

01.nov.2020

Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

O ator Tom Veiga, que interpretava o personagem Louro José, morreu em 1º de novembro de 2020, aos 46 anos. Ele foi encontrado morto em casa, no Rio de Janeiro. Por mais de 20 anos ele manipulou o boneco, atração dos programas de TV da apresentadora Ana Maria Braga.

Em 1996, Ana Maria Braga teve a ideia de criar o Louro José. Naquela época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na TV Record, atração que entrava no ar após a programação infantil. Assim, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.

Após várias pessoas terem sido testadas, Tom Veiga, coordenador de estúdio e produtor executivo do programa Note e Anote, foi escolhido para manipular o boneco. O papagaio logo se popularizou entre adultos e crianças. Em 1999, quando Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo para apresentar o programa Mais Você, levou junto com ela o Louro José.

Mais que um mero coadjuvante, o personagem participa ativamente do programa com tiradas irônicas e bem-humoradas, contando piadas, opinando e até mesmo discordando propositalmente da apresentadora. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional", disse Ana Maria Braga.


Imagem: Instagram/Reprodução