Hoje na história

20.mar.2006

Museu da Língua Portuguesa é inaugurado em São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 20 de março de 2006, em São Paulo. A instituição surgiu para valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. O local escolhido para abrigar o museu foi a Estação da Luz, no coração da cidade.

O museu ficou conhecido por seu acervo inovador e predominantemente virtual, combinando arte, tecnologia e interatividade. Em suas exposições, são utilizados objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas. A instituição ocupa três andares da Estação da Luz, com 4.333 metros quadrados. Logo na entrada, está a chamada "Árvore da Língua", uma escultura com três andares de altura em cujas folhas surgem contornos de objetos, enquanto as raízes são formadas por palavras que deram origem ao idioma português. 

No dia 21 de dezembro de 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio do museu. O fogo foi causado por um curto-circuito que teve início no primeiro andar do prédio, no qual era exibida a exposição "O Tempo e Eu", baseada nos trabalhos do historiador Câmara Cascudo. 

Apesar das instalações terem ficado totalmente destruídas, não houve grande prejuízo ao acervo, já que era composto em grande parte por arquivos digitais, podendo ser recuperado a partir de cópias de segurança. Os maiores danos foram com relação ao patrimônio arquitetônico do prédio, inaugurado originalmente em 1867 e restaurado em 2006 para receber as instalações do museu. Em 2016, o museu começou a ser reformado. Sua reinauguração está prevista para junho de 2020.


Imagem: Secretaria de Cultura de São Paulo/Reprodução