Hoje na história

03.set.1859

Nasce Jean Jaurès, pacifista francês

Jean Jaurès nasceu em 3 de setembro de 1859 e faleceu em 31 de julho de 1914. Foi um político socialista francês. Combatia o perigo da guerra europeia com paixão, especialmente após o início das Guerras Balcânicas em 1912-1913. Sua posição em prol do pacifismo, pouco antes de começar a Primeira Guerra Mundial, tornaram-no impopular entre os setores nacionalistas e um exaltado fanático o assassinou, no Café du Croissant da rua Montmartre de Paris, uma semana depois de um discurso. Seu assassinato não foi produto da coincidência, mas sim o último degrau de uma campanha de ódio, mentiras e calúnias que os seus inimigos mantinham contra ele.

Este crime, por outro lado, conseguiu seus objetivos e facilitou a incorporação da esquerda para a "União Sagrada", espécie de grande coalizão nacional de guerra. Ao findar a I Guerra Mundial, e como reação ao massacre que ocasionou, muitos municípios franceses colocaram em ruas e praças o seu nome, lembrando seu papel de firme opositor a este conflito.

O metrô de Paris também deu seu nome a uma de suas estações. Seu assassino, Raoul Villain, após 56 meses de prisão preventiva, foi libertado em 29 de março de 1919.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons