Início

Nasce o ex-presidente da república José Sarney

Nasce o ex-presidente da república José Sarney-0

José Sarney, ex-presidente do Brasil, nasceu no dia 24 de abril de 1930, em Pinheiro (MA). Ele entrou para a história como o mais longevo político brasileiro: possui 60 anos consecutivos de mandatos eletivos e o maior tempo de mandatos no Senado Federal - 39 anos. Ao longo de sua carreira, passou pelos seguintes partidos políticos: PSD, UDN, ARENA, PDS e PMDB, ao qual é filiado desde 1984. 

 

Sarney foi três vezes deputado federal pelo Maranhão (de 1955 a 1966), foi governador maranhense, entre 1966 e 1970 e, em seguida, senador pelo mesmo estado em dois mandatos seguidos, de 1971 a 1985. Em 1985, foi vice-presidente de Tancredo Neves e tornou-se presidente da república com a morte de Tancredo antes da posse. Comandou o Brasil até o ano de 1990. Durante seu governo, foram restabelecidas as eleições diretas para presidente, prefeito e governador. Também foi aprovado o direito de voto dos analfabetos e promulgada a Constituição de 1988. Seu mandato também foi marcado por acusações de corrupção, favorecimento político nas concessões públicas de emissoras de rádio e TV, fracasso no combate à hiperinflação e uma grande recessão.

 

Após sua passagem pela presidência, Sarney elegeu-se senador pelo estado do Amapá. Ocupou o cargo por três legislaturas seguidas, entre 1991 e 2015. 

 

Além da carreira política, Sarney também é bacharel em direito, jornalista e sempre foi envolvido com a área da produção literária desde jovem. Em 1980, ingressou para a Academia Brasileira de Letras. Recebeu, entre outras, as seguintes medalhas: Medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras; Medalha José Bonifácio, do Senado Federal; Medalha do Pacificador, do Ministério do Exército; Medalha da Inconfidência; Medalha do Mérito da Cultura; Medalha do Mérito Mauá; La Médaille de La Ville de Paris.

 

 


Crédito: José Cruz/Agência Brasil