Início

Nasce o poeta e escritor Paulo Leminski

Nasce o poeta e escritor Paulo Leminski-0
Em um dia como este, no ano de 1944, nascia, em Curitiba, Paulo Leminski Filho, escritor, poeta, crítico, tradutor, além de faixa preta de judô.
 
Dono de uma vasta e relevante obra, também foi letrista e músico, tanto que uma composição sua, Verdura (1981), foi gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras. Por sua formação intelectual, Leminski é visto como um poeta de vanguarda, apesar de ter aderido à contracultura e participado de revistas alternativas, o que o deixou próximo de da geração de poetas marginais.
 
Na década de 1970, teve poemas e textos publicados em diversas revistas. Em 1975, lançou o  "Catatau", considerada uma obra ousada. Entre 1984 e 1986, traduziu obras de James Joice, John Fante, John Lennon, Samuel Beckett e Yukio Mishima. Ele era fluente em seis idiomas: inglês, francês, latim, grego, japonês, espanhol. Estudioso da língua e cultura japonesas, publicou a biografia de Bashô (1963). Ele morreu em Curitiba, aos 44 anos, no dia 7 de junho de 1989, vítima de uma cirrose hepática.
 
 

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons