Hoje na história

14.jun.1928

Nasce o revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara

Um dos revolucionários que, definitivamente, cravaria o seu nome na história, Ernesto Rafael Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara, nascia em um dia como hoje, no ano de 1928, em Rosário, na Argentina. Apesar de esta ser a data de nascimento dele apontada pela BBC e também pela Enciclopédia Britânica, outras fontes indicam que o nascimento dele teria ocorrido um mês antes, no dia 14 de maio.
 
Che foi um dos idealizadores e comandantes da Revolução Cubana (1953-1959), que transformou o regime político do país da América Central. No governo cubano, ocupou cargos de prestígio como presidente do Banco Nacional e Ministro da Indústria, além de realizar missões internacionais. Che tentou levar a luta armada a outros países da América Latina. Em 1967, foi capturado e morto no dia 9 de outubro de 1967, em La Higuera, na Bolívia.
 
Seu famoso retrato, uma das imagens mais reproduzidas do mundo, é de autoria do fotógrafo Alberto Korda. A figura de Che desperta opiniões opostas. Para alguns, foi um revolucionário, incorruptível e que lutava contra as injustiças sociais. Para outros, trata-se de um criminoso e assassino.