Hoje na história

28.DEZ.1895

Nascimento do cinema

Em 28 de dezembro de 1895, acontecia a primeira exibição de filme comercial do mundo, no Grand Café em Paris. Nascia assim o cinema como o conhecemos. O filme foi feito por Louis e Auguste Lumière, dois irmãos franceses que desenvolveram um projetor de câmera chamado Cinematographe. Os irmãos apresentaram sua invenção ao público em março de 1895 projetando imagens que mostravam trabalhadores deixando a fábrica Lumière. Nove meses depois, eles promoveram a primeira sessão paga de um filme (que retratava cenas do cotidiano de Paris).

A tecnologia do cinema tem suas raízes no início da década de 1830, quando o belga Joseph Plateau e o austríaco Simon Stampfer desenvolveram simultaneamente um dispositivo chamado fenacistoscópio, que incorporava um disco giratório com ranhuras através das quais uma série de desenhos podia ser visualizada, criando o efeito de uma única imagem em movimento. O fenacistoscópio é considerado o precursor do cinema moderno. 

Em 1890, Thomas Edison e seu assistente William Dickson desenvolveram a primeira câmera cinematográfica, chamada Kinetograph. No ano seguinte, 1891, Edison inventou o Cinetoscópio. O aparelho possuía um visor individual pelo qual se podia assistir à exibição de uma pequena tira de filme na qual apareciam imagens em movimento de apresentações cômicas, animais amestrados ou bailarinas.

Em 1894, Antoine Lumière, pai de Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948), viu uma demonstração do Cinetoscópio de Edison. Ele ficou impressionado, mas teria dito a seus filhos (que administravam uma fábrica de chapas fotográficas em Lyon) que eles poderiam criar algo melhor. O Cinematographe de Louis Lumière, que foi patenteado em 1895, era uma combinação de câmera e projetor capaz de exibir imagens em movimento em uma tela para o público. O Cinematographe também era menor, mais leve e usava menos filme do que o aparelho de Edison.

Os Lumières abriram salas de exibição (conhecidos como cinemas) em 1896 para mostrar seu trabalho e enviaram equipes de cinegrafistas por todo o mundo para exibir filmes e produzir novas imagens. Nos Estados Unidos, a indústria cinematográfica decolou rapidamente. Em 1896, o Vitascope Hall, considerado a primeira sala dos EUA dedicada à exibição de filmes, foi inaugurado em Nova Orleans. Em 1909, o The New York Times publicou sua primeira crítica de cinema (de “Pippa Passes” de D.W. Griffith). Em 1911 o primeiro estúdio de cinema de Hollywood foi inaugurado e em 1914, Charlie Chaplin fez sua estreia no cinema.


Imagem:  Domínio Público, via Wikimedia Commons