Hoje na história

22.ago.1485

Ricardo III, da Inglaterra, morre na batalha de Bosworth Field, a última da Guerra das Rosas

Em um dia como este, no ano de 1485, morria o rei inglês Ricardo III. Ele foi o último monarca a morrer em um confronto, no caso a Batalha de Bosworth Field (ou Batalha de Bosworth), a última, e mais significativa batalha da Guerra das Rosas.

Nascido em 2 de outubro de 1452, Ricardo III foi o último rei de Inglaterra da Casa de York, entre 1483 e 1485. A ascensão ao trono foi marcada pelo desaparecimento dos seus sobrinhos (os príncipes na Torre). Sua vida foi retratada pelo dramaturgo William Shakespeare na peça Ricardo III, entre em 1592 e 1593.

A Guerra das Rosas foi uma disputa entre a Casa de York e a de Lancaster, que tinha como líder Henrique, Conde de Richmond. A guerra se estendeu pela Inglaterra no final da segunda metade do século XV e teve Henrique como seu vencedor. Ele se tornou o primeiro monarca inglês da Dinastia de Tudor, pela sua vitória, e por se ter casado com a princesa de York.

O paradeiro do corpo de Ricardo III permaneceu um mistério por mais de 500 anos até que, no começo de 2013, pesquisadores da Universidade de Leicester, confirmaram que haviam encontrado, em setembro de 2012, o corpo do rei na cidade de Greyfriars, num parque de estacionamento construído sobre as ruínas de uma antiga capela franciscana destruída no século XVI.

 


Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons