Início

Seriado Star Trek vai ao ar pela primeira vez na TV

Seriado Star Trek vai ao ar pela primeira vez na TV-0

O primeiro episódio de Star Trek era exibido na TV norte-americana NBC, em um dia como esse, no ano de 1966. O seriado de ficção científica criado por Gene Roddenberry revela as aventuras da nave estelar USS Enterprise e sua tripulação pelo Universo. 

A história de passa no meio da Via Láctea, aproximadamente nos anos de 2260. A tripulação conta com o comandante James T. Kirk (William Shatner), o primeiro oficial Spock (Leonard Nimoy), e o chefe médico Leonard McCoy (DeForest Kelley). Cada episódio começava com a seguinte introdução:
 
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, para, audaciosamente, ir onde ninguém jamais esteve".
 
As séries foram produzidas entre 1966 e 1967 pela Desilu Productions e pela Paramount Television, de 68 a 69. A série Star Trek foi veiculada pela NBC do dia 8 de setembro de 1966 até e de junho de 1969. Embora a produção tivesse iniciado na TV com o nome de Star Trek, mais tarde ela foi renomeada para Star Trek: A Série Original, para se diferenciar de suas sequências e do universo ficcional criado.
 
A audiência de Star Trek não atingiu os índices desejados pela NBC e sua produção foi cancelada após três temporadas e 79 episódios. No entanto, a série teve uma grande influência na cultura popular e se tornou um clássico "cult" durante os anos 1970. Mais tarde, Star Trek gerou uma franquia, formada por outras cinco séries de televisão, 12 filmes, inúmeros livros, jogos, brinquedos e outros produtos.
 
 

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons