Hoje na história

08.Abr.1990

Seriado Twin Peaks estreia na TV

Uma das séries de televisão que marcou época, Twin Peaks fez sua estreia no dia 8 de abril de 1990 na rede norte-americana ABC.

O seriado criado por Mark Frost e David Lynch tem sua trama centrada em uma investigação chefiada pelo agente especial do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) que busca esclarecer o assassinato da linda e popular estudante Laura Palmer (Sheryl Lee). A história dramática se desenvolve na cidade fictícia de Twin Peaks, em Washington.

Ao todo, outros sete episódios foram produzidos. A série ganhou uma segunda temporada, com 22 capítulos, transmitidos originalmente até o dia 10 de junho de 1991.

Com o desenrolar dos episódios de Twin Peaks, alguns personagens que, inicialmente, eram apresentados como inocentes, mostram uma vida dupla. Ao mesmo tempo, a série assume um ritmo inquietante, com características sobrenaturais, típicas de filmes de terror, com enredo e personagens complexos, algo fora dos padrões dos seriados da época, difícil de categorizar, misturando drama, humor, surrealismo e policial.

Twin Peaks tornou-se um grande sucesso da TV, de público e crítica. Conquistou fãs no mundo todo e virou símbolo "cult". Foi referenciado em programas de televisão, comerciais, revistas em quadrinhos, games, filmes e músicas. A série, no entanto, perdeu audiência assim que o assassino de Laura Palmer foi revelado no meio da segunda temporada. Em 1992, Twin Peaks ganhou um longa-metragem Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer.

Imagem: Christian Bertrand/Shutterstock.com